Logística integrada: definição e funcionamento em todas as fases!

O que é logística integrada? A logística desempenha um papel fundamental dentro das empresas. Sem rodeios inutilmente, pode-se dizer que um erro em um dos departamentos pertencentes a ela causaria um abalo considerável, por vezes desencadeando uma série de prejuízos que poderiam afetar toda a produção da empresa.

Não só isso: há muitos empresários que, ao ver um trabalho não muito bem feito pelos funcionários dos departamentos de logística, notaram desvios particulares nos ganhos. O que isto significa? Simples: se os atores que desempenham seu papel na logística não fizerem seu trabalho de forma otimizada, toda a empresa sofrerá.

De fato, é bom entender que o termo logística, hoje em dia, raramente significa o significado corporativo clássico do lema. Na maioria dos casos, quando você diz a palavra, ou a vê lida em algum artigo, é fundamental lembrar que a logística inclui inúmeras funções industriais, inclusive a relacionada ao marketing.

Por essa sopa causar alguma confusão até mesmo entre os empresários, um adjetivo foi acrescentado à palavra em questão: assim, para evitar mais mal-entendidos, nasce a logística integrada, um conjunto formado por diferentes ramos da poderosa árvore que é a ‘indústria’. Leia conosco e entenda o que é logística integrada, mas antes, sempre procure empresa de aluguel de galpoes logisticos que tenham grande nome no mercado, agora sim, vamos lá!

O que é logística integrada?

Antes de especificar tudo sobre o mérito, a premissa é a seguinte: atualmente, não há definição de logística integrada. Perguntas como “o que significa logística integrada?” ou “qual é a definição de logística integrada?” todas têm uma resposta, e essa resposta é: “Não há definição.”

Esta não é uma réplica transcrita por mera sagacidade, mas para determinar a verdade que existe atualmente. A era moderna, repleta de plataformas eletrônicas de alta tecnologia, ampliou significativamente o conceito básico de logística e é bastante difícil, neste período histórico, distinguir as duas topologias.

No entanto, com um pouco de esforço, o objetivo não deve ser impossível. Com base nas características típicas da logística comum, pode-se dizer que a logística integrada inclui uma infinidade de processos tecnológicos e maquinários, incluindo aqueles com inteligência artificial (IA) que a logística clássica não entende.

No entanto, alguns meios tecnológicos, principalmente os relativos à inserção de dados em bancos de dados, são por vezes indicados como parte integrante da logística comum.

Como pode ser deduzido desta especificação, o conceito ainda é bastante complicado em algumas circunstâncias. Ainda sim, existem diferenças marcantes para ajudar a distinguir os dois tipos diferentes de logística. Continue lendo conosco e entenda melhor na prática de funcionamento da logística integrada.

Como funciona a logística integrada?

Embora a definição de logística integrada ainda não exista de forma absoluta, podemos definir da seguinte forma:

“Trata-se de um processo que é realmente único, fazendo parte da gestão empresarial. É responsável pelo regimento do fluxo de materiais, mercadorias, além das informações para ambas as partes que estão envolvidas. Inicia no ponto de origem de um produto, até a chegada na casa do cliente final.”

As palavras acima ajudam a entender melhor o conceito e as diferenças que existem entre as empresas de logística. A primeira, que é a tradicional, examina rigorosamente o armazenamento do material e sua catalogação.

Isso quer dizer que não inclui de forma alguma outros fatores além dos típicos já mencionados. Ao contrário, a logística integrada representa um todo enormemente maior que admite a:

  • Função de marketing;
  • Função de produção;
  • Função de compras.

Em outras palavras, é possível afirmar que a logística integrada envolve todos os ramos da empresa que lidam com a produção e comercialização do produto.

Desta forma, o gestor da cadeia de suprimentos consegue acompanhar minuciosamente cada departamento e analisar, através do auxílio tecnológico de softwares 4.0 (portanto de última geração) todo o desempenho da empresa. Em outras palavras, essa é a diferença entre logística e logística integrada.

Visão geral sobre a logística integrada

Parece que o progresso industrial contínuo, além de ter melhorado significativamente a estabilidade de todas as empresas que fazem parte da indústria 4.0, mudou também a concepção de alguns dogmas.

Se antes a logística era confiada apenas ao armazenamento de mercadorias e todas as ações que lhes diziam respeito, hoje a situação mudou radicalmente. Não é ruim sofrer mudanças de pensamento, desde que não sejam criadas regressões e erros potencialmente irreparáveis.

O fato de a logística integrada, neste momento, está até ajudando os gestores da cadeia de suprimentos a manter toda a Supply Chain sob observação atenta, é símbolo de uma mudança benevolente e que no futuro só poderá beneficiar a saúde das empresas.

Logística integrada ou não, estamos todos no mesmo barco. O erro de alguém pode custar muito caro a todos. Este foi o nosso guia sobre a definição e funcionamento da logística integrada. Esperamos ter ajudado você. Caso ainda tenha dúvidas, comente abaixo. Até a próxima!